• Reading time:6 mins read
  • Post published:
  • Post category:Artigos
  • Post comments:0 Comments

O que é o Ventilador Pulmonar?

O Ventilador mecânico é um equipamento que auxilia e controla a entrada e saída de ar dos pulmões. O seu objetivo principal é proporcionar conforto e efetividade no tratamento do paciente que necessita de cuidados no sistema respiratório. Podendo ser manual (Ambu) ou eletrônico, conhecido também como respirador mecânico ou Ventilador Mecânico, essas máquinas têm vários tipos de aplicação: cuidados intensivos, como anestesia, domiciliares, emergência e transporte.

São equipamentos de suporte à vida e possuem bateria interna. A autonomia da bateria interna dependerá de muitos fatores, como o modelo do ventilador, as configurações, nível de carga e a idade da bateria. A bateria interna não é indicada para ser utilizada como fonte de alimentação principal.

O ventilador mecânico substitui total ou parcialmente a respiração espontânea, propiciando a melhora das trocas gasosas.

Ele deve ser usado em casos de insuficiência respiratória, evitando o aumento do nível de dióxido de carbono (CO2) no organismo. Provavelmente, você ouviu falar da utilização do ventilador pulmonar para tratamento dos agravos da COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, mas vale destacar que os ventiladores mecânicos podem ser usados em vários casos, de acordo com as especificidades:

  • Para pacientes em coma induzido;
  • Doenças que obstruem as vias aéreas;
  • Durante cirurgias que utilizam anestesia geral;
  • Doenças que enfraquecem os músculos que controlam a respiração;
  • Doenças que reduzem a força respiratória;
  • Doenças que lesionam o tecido pulmonar.

Os pacientes dependentes do ventilador mecânico devem ser monitorados por profissionais habilitados. Os profissionais envolvidos nos cuidados do paciente dependente de ventilação mecânica, devem estar preparados para oferecer ventilação alternativa nos casos em que ocorra falha no equipamento ou caso o mesmo se apresente inoperante.

Enfim, ele fornece suporte ventilatório de forma contínua ou intermitente para pacientes adultos, pediátricos e neonatais, para inúmeras situações e diversas doenças pulmonares, metabólicas, neuromusculares.

A Ortossintética oferece os principais tipos e modelos de Ventiladores exclusivos para Ventilação mecânica Domiciliar e Hospitalar, com seus respectivos dispositivos para melhor atender as necessidades de cada paciente.

Os equipamentos para ventilação mecânica domiciliar, para serem classificados como ventiladores mecânicos de suporte à vida, devem oferecem necessariamente, Ventilação com Controle de Pressão (PCV) e Ventilação com Controle de Volume (VCV) para pacientes com necessidade para ventilação invasiva e não invasiva. Os principais modos ventilatórios nos diferentes modelos de Ventiladores para cuidados domiciliares são:
  1. Controle por Pressão:
    • CPAP – Pressão contínua positiva nas vias respiratórias;
    • S – Ventilação espontânea;
    • PSV – Ventilação de Pressão Assistida;
    • S/T – Ventilação espontânea / Controlada;
    • T – Ventilação Controlada;
    • PC – Ventilação com controle de Pressão;
    • PC – SIMV – Ventilação Obrigatória intermitente sincronizada;
    • AVAPS – Pressão Assistida Garantida de Volume Médio. Esta função estará disponível nos modos S, ST, PC e T, somente em circuitos com válvula passiva;
    • AVAPS – AE.
  2. Controle por Volume:
    • AC – Ventilação com controle assistido;
    • CV – Controle da Ventilação;
    • SIMV – Ventilação obrigatória intermitente sincronizada;
    • Função Suspiro nos modos AC e VC.

Circuitos para Ventiladores mecânicos Domiciliares

Circuitos são os componentes periféricos aos Ventiladores, essenciais para conduzir o ar do equipamento ao paciente, contendo filtros bacterianos, válvulas e podendo ter equipamentos umidificadores e ramificações. Os principais tipos de circuito são os listados abaixo:
  1. Circuito Passivo – com válvula de expiração passiva;
  2. Circuito PAP – circuito de ramo único, com válvula de expiração ativa;
  3. Circuito de Ramo Duplo – circuito de ramo duplo, com válvula de exalação ativa.

Fornecimento de Oxigênio Suplementar nos Ventiladores mecânicos Domiciliares

Para o fornecimento de oxigênio suplementar de baixo fluxo é introduzido a partir de uma fonte externa através de um acoplador de oxigênio localizado na parte posterior do Ventilador mecânico. O fluxo de oxigênio máximo pode variar de 15 L/min até 30 L/min, dependendo de cada modelo de ventilador mecânico. A Ortossintética dispõe de modelos de Ventiladores Pulmonares com entrada para alta pressão de oxigênio(41 a 87 PSI). O tratamento com Oxigênio suplementar é um tratamento comum e eficaz, mas requer prescrição médica. No entanto, é importante estar ciente que a utilização inapropriada do Oxigênio suplementar, poderá resultar em complicações graves para o paciente.

Quanto custa o Ventilador Pulmonar?

Atualmente, são conhecidos mais de 70 fabricantes deste tipo de equipamento, logo, as variações podem ser amplamente listadas, levando em consideração as características de diferentes tecnologias existentes para desenvolvimento e fabricação, assim como o foco dado a cada aparelho (transporte, emergência, hospitalar, etc…), visto as inúmeras situações possíveis para a utilização deste tipo de equipamento.

O custo varia bastante, uma vez que nem sempre este equipamento precisa ser adquirido. A locação de ventilador pulmonar leva em consideração, o local de instalação, pois o acesso da equipe clínica ou de assistência ao local leva em conta tudo que é necessário para prestar o melhor serviço para o paciente, também é lavado em conta as funções disponíveis no aparelho. Vale frisar que estes equipamentos são cotados em moedas estrangeiras, justificando tais variações.

Enquanto a compra desse equipamento é mais indicada em casos onde o uso não tem prazo determinado, ou for diagnosticado a longo prazo, conforme o caso de cada paciente.

Na modalidade de aluguel de ventilador pulmonar, seu fornecedor de equipamentos para ventilação pulmonar, fornece todos os periféricos necessários para a completa utilização do equipamento. A Ortossintética fornece kits completos de acessórios para ventilação pulmonar necessários para que o paciente sinta que está sob o melhor cuidado em relação à qualidade de atendimento e equipamentos.

Considerações finais

A Ortossintética oferece os principais tipos e modelos de Ventiladores exclusivos para Ventilação Mecânica Domiciliar e Hospitalar, com seus respectivos dispositivos para melhor atender as necessidades de cada paciente.

Você sabia que a Ortossintética tem as melhores opções em produtos e equipamentos para Home Care e hospitalares?

Confira as páginas de serviços e a de produtos para saber mais:

  Você precisa saber mais sobre Ventilador Pulmonar?

Conta pra gente, e nós entraremos em contato para tirar suas dúvidas. Será um prazer te ajudar!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.