• Reading time:7 mins read
  • Post published:
  • Post category:Artigos
  • Post comments:0 Comments

O que é e como é usada uma Cama Hospitalar?

Diferentemente das camas convencionais, as camas hospitalares possuem sua estrutura e grades laterais em aço, o que proporciona condições adequadas para a higienização e possui diversas articulações, permitindo posicioná-la de diversas formas e inúmeras angulações para auxiliar no tratamento proposto com maior comodidade e segurança, além de proporcionar melhores condições de trabalho para o cuidador e profissionais de saúde envolvidos nos cuidados.

São equipamentos de repouso, onde é possível o paciente efetuar movimentos simples sem interferir em sua recuperação e, são de extrema importância no auxílio da recuperação e qualidade de vida do enfermo e cuidadores.

Elas podem ser utilizadas durante internamento hospitalar e no pós-operatório para continuidade no tratamento em domicílio, e para quem apresenta limitações, comprometimento total ou parcial de sua funcionalidade. Algumas recuperações de cirurgias ou algumas doenças podem levar meses e, para evitar gastos extras com uma internação prolongada e também evitar possíveis infecções, muito comuns em hospitais, recomenda-se que o tratamento seja continuado em ambiente extra hospitalar e a Cama Hospitalar pode fazer parte do tratamento.

Todas as camas hospitalares comercializadas pela Ortossintética são submetidas a rigorosos procedimentos de higienização e testes de conformidade antes da locação, garantindo total qualidade e segurança no atendimento.

A Ortossintética faz aluguel de Cama Hospitalar de todos os modelos e garante assistência técnica 24h/dia.

Existem vários modelos e tamanhos de camas hospitalares para melhor atender as necessidades do paciente. O modelo a ser escolhido deve levar em consideração vários fatores, como medidas antropométricas do paciente, condições ergonômicas para os profissionais e cuidadores envolvidos nos cuidados, assim como do local de instalação.

Basicamente as Camas hospitalares podem ser classificadas como regulagens Manuais (manivelas) ou Elétrica (controle remoto).

Podemos definir algumas das principais categorias, conforme segue:

  1. Duas manivelas (manual):
    1. movimento da cabeceira;
    2. flexão de joelhos e elevação dos pés.
  2. Três manivelas (manual):
    1. movimento da cabeceira;
    2. flexão de joelhos e elevação dos pés e;
    3. variação da altura total do leito em relação ao solo.
  3. Três movimentos motorizados com os comandos motorizados através de um controle de fácil acesso ao usuário e cuidadores:
    1. movimento da cabeceira;
    2. flexão de joelhos e elevação dos pés manual.
    3. variação da altura total do leito em relação ao solo de forma motorizada.
  4. Cinco movimentos motorizados com os comandos através de um controle de fácil acesso ao usuário e cuidadores:
    1. movimento da cabeceira;
    2. flexão de joelhos e elevação dos pés manual;
    3. elevação total do leito em relação ao solo;
    4. movimento independente de inclinação total do leito para o sentido dos pés e da cabeça motorizado (Trendelemburg);

Todos os detalhes dos possíveis movimentos das camas são preparados para proporcionar conforto na recuperação do paciente, assim como facilitar o trabalho dos cuidadores. A Ortossintética procura sempre facilitar seu trabalho, entregando excelência, confiabilidade e segurança.

Quanto custa uma Cama Hospitalar?

Antes de avaliar especificamente o custo de um aluguel de Cama Hospitalar ou compra, deve-se avaliar o contexto geral do paciente, familiares e cuidadores, entendendo qual é a necessidade específica da utilização, levando em conta, principalmente, prescrição médica indicada. Sabendo disso, o passo seguinte é entender qual o suporte que o paciente já possui, levando em conta se há uma empresa de Home Care responsável, acompanhantes e/ou enfermeiro de plantão, ou ainda se o paciente necessita apenas do suporte técnico. Por fim, é necessário que o local de atendimento seja avaliado, levando em conta o acesso ao paciente, distâncias e horários para atendimento.

A Ortossintética avalia todos os detalhes necessários, sempre com excelência, confiabilidade e segurança, pois entende a importância e responsabilidade que envolve os assuntos aos quais se propõe a trabalhar. Venha fazer um orçamento conosco.

Trabalhamos com aluguel de Cama Hospitalar e estamos prontos para atender suas necessidades da melhor maneira.

Quando se fala em colchão hospitalar, é comum lembrar daqueles modelos com capa azul, normalmente impermeáveis, não é? Mas existem particularidades que podem ser levadas em conta. Confira!

De todos os modelos, o que mais se destaca é o colchão hospitalar de espuma com capa impermeável (aquele azul mesmo), sendo a capa normalmente de napa (courvin), o que dificulta contato da espuma com líquidos, o que normalmente acabaria se tornando foco de possíveis contaminações. Outro detalhe que evita contaminação através de contato com líquidos é a espuma selada, que também dificulta a penetração de líquidos no interior da espuma. O ideal é que se utilize este tipo de espuma, combinado com a capa impermeável. A espuma pode passar também por tratamentos contra ácaros e bactérias, prevenindo e evitando crises alérgicas, comuns com poeira doméstica. A densidade é outro detalhe a se observar num colchão hospitalar, quanto maior a densidade, maior o suporte que esse colchão terá a pesos mais elevados.

Outra categoria é de colchão pneumático hospitalar, ou colchão inflável, normalmente confeccionados em vinil (PVC) o que proporciona leveza, flexibilidade e impermeabilidade. As dimensões seguem o padrão da grande parte dos colchões comuns, em alguns casos, os fabricantes disponibilizam a personalização das dimensões. Estes colchões hospitalares possuem também o método de alívio de pressão alternada, que é uma técnica comprovada que previne lesões por pressão (escaras), que basicamente é uma leve massagem que ajuda a circulação sanguínea, eliminando problemas da pressão contínua em casos de paciente imobilizado. Por ser um material impermeável ele evita que todo tipo de substância líquida ultrapasse a superfície e danifique as propriedades internas, tornando-o mais durável e resistente, aumentando sua vida útil.

Por último, mas não menos importante, temos o colchão d’água, também com a proposta de ser anti escaras (ulcerações). Pode-se contar também com a facilidade de conservação e manutenção deste material. Para usar é necessário colocar a quantidade certa de água para encher o colchão ortopédico.

Basicamente deve-se cuidar que o paciente não encoste no fundo ou base de onde o colchão será instalado e, também, veja se a lacração está correta.

Consulte a disponibilidade dos modelos de colchão hospitalar disponíveis na Ortossintética!

Considerações finais

Você sabia que a Ortossintética tem as melhores opções em produtos e equipamentos para Home Care e hospitalares?

Confira as páginas de serviços e a de produtos para saber mais:

  Você precisa saber mais sobre cama Hospitalar?

Conta pra gente, e nós entraremos em contato para tirar suas dúvidas. Será um prazer te ajudar!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.